domingo, 25 de março de 2012

Capital Gate - Prédio mais inclinado do mundo


Dubai tem sido considerada a Capital mundial daArquitetura Moderna, com os maiores aranha-céu do mundo. Dessa vez os Emirados Árabes surpreende com um inusitado projeto apresentado pelos arquitetos da Abu Dhabi National Exhibitions Company.

Se você achava que a Torre de Pisa era interessante, dê uma olhada no Capital Gate, prédio em construção em Abu Dhabi (que, como Dubai, fica nos Emirados Árabes Unidos). Sua inclinação de 18º a oeste é completamente intencional. Os arquitetos do projeto até enviaram uma solicitação ao Guinness pelo recorde de prédio “mais inclinado do mundo”. Para conseguir sustentar a estranha angulação da estrutura de 35 andares, o design faz uso de um alicerce com uma malha extremamente densa de aço reforçado e 490 estacas enfiadas a 100 metros abaixo do solo.

Espero que Abu Dhabi não seja uma região de terremotos



Nuvem de efêmeras

Diferente da Torre de Pisa, que se inclinou de forma natural, os arquitetos do Capital Gate buscaram intencionalmente que fosse inclinado a partir do 12º andar com uma inclinação de 18 graus. Ou seja, quatro vezes a mais que a Torre de Pisa.


sexta-feira, 23 de março de 2012

Quer fugir do aluguel? O MIT tem a solução.


MIT mostra primeiro protótipo de casa de US$1.000 
Em muitas cidades é possível encontrar casas que custam US$1.000 o metro quadrado.
Mas um grupo de arquitetos do MIT, nos Estados Unidos, decidiu tentar uma alternativa bem mais acessível: construir uma casa inteira por US$1.000.
Agora eles apresentaram o primeiro protótipo da sua chamada "Casa 1K", voltada para atender às necessidades de moradia das regiões mais pobres do mundo.
"É parte da responsabilidade de um arquiteto criar esses espaços para as pessoas viverem. É com o coração que fazemos isso," disse Ying Chui, a idealizadora dessa primeira versão do projeto.
MIT mostra primeiro protótipo de casa de US$1.000
O exterior da Casa 1K
A casa possui paredes de tijolo oco com barras de aço para reforço e vigas de madeira, e foi projetada para resistir a um terremoto de magnitude 8,0.
Ela tem uma estrutura modular, com unidades idênticas em torno de uma sala retangular central.
"O módulo pode ser duplicado e rotacionado, e então torna-se uma casa," explica Chui. "A construção é muito fácil porque, se você sabe como construir um único módulo, então você sabe construir a casa inteira."
MIT mostra primeiro protótipo de casa de US$1.000
Um modelo da casa com o teto removido para melhor visualização. 


O protótipo ainda não alcançou o objetivo - ele custou US$5.925, mas já é bastante barato em comparação com várias alternativas.
Seu custo foi mais alto em parte porque a casa saiu maior do que o proposto inicialmente para o projeto Casa 1K - cerca de 75 metros quadrados, em vez dos 46 metros quadrados propostos.
Segundo Chui, a versão menor da casa poderia ser construída por cerca de US$ 4.000. Esse valor poderia ser ainda menor se um grande número de casas fossem construídas ao mesmo tempo, segundo ela.
A ideia de tentar construir casas por US$1.000 é de Tony Ciochetti, que afirma ter-se inspirado no programa One Laptop Per Child, a fundação liderada pelo também professor do MIT, Nicholas Negroponte, que fornece computadores de baixo custo para crianças.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Creche é construída em Porto Alegre com sistema Wall System

Construção consiste em placas-sanduíche de lâminas em compósitos com reforço de fibra de vidro e núcleo em EPS e gesso rígido


Uma creche inaugurada na última sexta-feira (16), em Porto Alegre, foi construída com um sistema composto por placas-sanduíche de lâminas em compósito reforçadas com fibra de vidro, núcleo em EPS e gesso rígido como fechamento. A nova sede foi construída em parceria entre a prefeitura da cidade e a Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS).


Divulgação: MVC
Fechamento é feito com lâminas em compósito reforçadas


Denominado Wall System, o sistema desenvolvido pela MVC vem com espaço destinado para as instalações elétricas (eletrodutos, fiação, tomadas, interruptores, quadro de distribuição e disjuntores) e para as instalações hidrossanitárias. A estrutura metálica do edifício é patinável, para diminuir a possibilidade de corrosão da estrutura. Os acabamentos da estrutura são feitos com perfis extrudados. Além disso, a placa já vem pintada.
De acordo com o fabricante, os painéis foram aprovados em testes realizados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).
Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, a creche foi construída em 45 dias. O novo edifício tem 318 m² de área construída em um terreno de 840 m². O espaço conta com áreas para berçários, higienização infantil, salas de aulas, sanitário infantil, vestiário, secretaria, área de serviço, cozinha, despensa, recepção, circulação e refeitório.


Divulgação: MVC
Estrutura metálica é construída antes de receber painéis




Divulgação: MVC
Estrutura metálica do edifício é patinável




Divulgação: MVC
Painéis já vem na forma para serem instalados na estrutura




Divulgação: MVC
Placas são reforçadas com fibra de vidro, núcleo em EPS e gesso rígido




Divulgação: Prefeitura de Porto Alegre



segunda-feira, 19 de março de 2012

Bahrain World Trade Center

O Bahrain World Trade Center é um complexo comercial localizado na cidade de Manama, capital do Bahrain, nas proximidades do Golfo Pérsico.


O edifício é composto por duas torres simétricas projetadas em forma de vela, com uma altura de 240 metros, e 50 andares. As torres são ligadas através de três pontes e cada uma tem anexado a sua estrutura uma turbina eólica gigantesca com 29 metros de diâmetro movidas pela energia do vento. As turbinas geram cerca de 225 kW máximos com ventos entre 15 e 20 m/s. O objetivo é que a brisa do Golfo Pérsico gere energia capaz de reduzir o consumo de energia elétrica do prédio em até 15%. Isso representa cerca de 1,3 mil MWh por ano, suficientes para iluminar 300 casas populares e deixar e emitir 55 toneladas de carbono anuais.

A Atkins, responsável pelo projeto do BWTC projetou as torres de forma que o vento fosse afunilado para as turbinas, dando um perfil elíptico as torres, forma pouco comum para prédios desse porte.


Testes em túnel de vento mostraram que o desenho das torres acelerava o vento para as turbinas em até 30%, o que garante maior eficiência nos ganhos de energia.

Wood Frame e a construção sustentável

O Wood Frame é um sistema construtivo que faz parte do Sistema CES - Construção Energitérmica Sustentável.

A estrutura é composta por perfis de madeira que em conjunto com as placas estruturais LP OSB Home Plus formam painéis estruturais (diafragma) capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares (ventos) e de corte transmitir as cargas até a fundação.
As placas LP OSB Home contraventam a estrutura de paredes, coberturas, mezaninos, lajes secas, plataforma de pisos e forros. O LP OSB Home é tão prático e resistente que dispensa o uso de fitas e barras de resistência a esforços de ventos e abalos sísmicos. As placas LP OSB são leves, simples e rápidas de serem montadas.
Além disso, permitem a aplicação de diversos acabamentos como: LP Siding Vinílico,SmartSide Lap (siding de madeira), revestimento argamassado (estuco), placa cimentícia e siding cimentício.
Outra alternativa de contraventamento são os painéis LP SmartSide Panel e Panel H. O grande diferencial destes painéis é que apresentam tripla função: contraventam, vedam e revestem a estrutura com um único painel.
Wood Frame: São perfis leves de madeira de reflorestamento, como pinus. A madeira a ser utilizada deve ser seca, reta, livre de grandes nós e receber tratamento preservativo ao ataque de insetos xilófagos. Segundo normas internacionais, a retenção mínima de preservativo deve ser de 4 kg de IA/m3 (I.A = Ingrediente Ativo)
Confira o passo a passo:
1) Fundação
O Wood frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Por sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais utilizados são radier e sapata corrida.
2) Estrutura
Com o esqueleto estrutural montado é aplicado o LP OSB Home, placa estrutural que contraventa e veda a estrutura de paredes entrepisos e telhados.

Outra opção de contraventamento são os painéis LP SmartSide Panel (ranhura vertical) e Panel H (ranhura horizontal).
3) Paredes
Revestimento externo
Sobre o LP OSB Home é aplicada a LP Membrana, que garante a estanqueidade e a adequada ventilação das paredes, permitindo a saída da umidade interna das paredes e protegendo-as contra a umidade externa. O Wood Frame permite a aplicação de diversos revestimentos externos como LP Siding Vinílico, LP SmartSide Lap, revestimento argamassado, placa cimentícia, revestimento cerâmico e outros.
Caso sejam utilizados os painéis LP SmartSide Panel e Panel H a LP Membrana é aplicada diretamente sobre o esqueleto estrutural, ou seja, sob os painéis.
Revestimento interno
O fechamento interno é realizado com chapas de Drywall, que proporcionam uma superfície lisa e pronta para receber acabamento.

Para paredes que receberão armários ou peças suspensas, recomenda-se o uso doLP OSB Home como reforço em paredes de Drywall. Esta aplicação tem como vantagem a liberdade do usuário aplicar armários ou peças suspensas em qualquer ponto da parede, sem a necessidade de prever o mapeamento dos reforços.
4) Laje seca e mista
O LP OSB Home é a melhor opção para execução de lajes, plataformas de pisos e mezaninos e deve ser instalado sobre um vigamento metálico ou LP Viga I, projetada para suportar grandes cargas e vencer maiores vãos livres, resultando em uma estrutura leve e de alta resistência.

No Wood Frame a laje pode ser do tipo seca ou mista:
Laje seca: executada com a aplicação do LP OSB Home diretamente sobre o vigamento de madeira ou LP Viga I, garantindo a resistência e permitindo a aplicação de diversos revestimentos como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas entre outros.
Laje mista: a diferença entre a laje seca e a laje mista é que na laje mista é colocado um contrapiso de 3 a 4 cm de argamassa sobre o LP OSB Home, reforçado com fibras de aço ou fibras de Polipropileno. Sobre as fibras é possível aplicar diversos revestimentos, tais como: como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas, cerâmica, porcelanato, entre outros.

5) Instalações elétricas e hidráulicas
Podem ser idênticas às que são utilizadas na construção convencional. A vantagem é que no Sistema Wood Frame as paredes funcionam como shafts visíveis, facilitando a execução e manutenção das instalações.

6) Isolamentos
O Wood Frame apresenta um ótimo conforto térmico e acústico. Além disso, permite a utilização de diversos tipos de isolamento que podem ser instalados nas paredes internas e externas, forro e telhados de acordo com a necessidade do projeto.

7) Esquadrias
As instalações de portas e janelas no Wood Frame podem ser executadas de maneira similar ao Sistema Convencional, com espuma de poliuretano ou com parafusos.

8) Coberturas e telhados
As placas LP OSB Home são uma excelente opção para compor substratos de telhados e coberturas. As placas em conjunto com os perfis asseguram a resistência à ação de ventos e melhoram o conforto térmico e acústico das edificações. Em projetos nos quais é necessário um melhor desempenho térmico, deve-se utilizar oLP TechShield, painel OSB revestido com foil de alumínio, que reflete até 97% da radiação solar.

sábado, 17 de março de 2012

Túnel Transatlântico: Ficção ou Realidade?


          O ano é 2099, o trem no qual estamos falando viaja a uma incrível velocidade de 8.000 km/h, numa jornada sobre o oceano atlântico. Os passageiros acabaram de jantar em NY, e em menos de 1 hora estarão comendo a sobremesa em Paris. Ficção cientifica? Talvez não! Um túnel transatlântico pode estar mais perto da realidade do que nós imaginamos.


          Planeta Terra, 70% da superfície da Terra é de água. Uma colcha de retalhos de mares e oceanos separando as pessoas do mundo. Num futuro não muito distante, pode existir uma forma radical para atravessar os oceanos do mundo, uma forma que transformará para sempre a maneira como concebemos nosso planeta. Mais de 5 mil km de oceano separam o antigo do novo mundo. Um túnel transatlântico seria um dos maiores projetos de construção já realizados. Seriam necessários recursos numa escala nunca antes imaginada, cerca de um milhão de toneladas de aço, a produção reunida de todas as siderúrgicas do mundo, durante o ano inteiro, mais de 50 mil sessões de tuneis, cada uma pesando milhões de toneladas, presos ao fundo do oceano, o custo será surpreendente: 12 trilhões de dólares, e levaria quase um século pra completar em algumas das mais extremas condições de trabalho do planeta. Mas se terminado o túnel transatlântico mudaria para sempre nossa forma de viajar, uma pessoa poderia viver facilmente de um lado do oceano atlântico, e trabalhar do outro. 


  
               Um sonho impossível.
          Frank Davidson não pensa assim: “O túnel transatlântico não está longe da ciência e da tecnologia moderna é uma questão de se acostumar a novas realidades”, e Davidson sabe o que diz. Sua empresa ajudou a projetar um túnel no canal da mancha, ligando a Inglaterra à França, o túnel também foi considerado uma ideia impossível e hoje em dia 6 milhões de passageiros por ano realizam a viagem de 3 horas entre Paris e Londres, mas com 50 km de comprimento, o túnel parece um pouco maior do que um pulinho, comparado ao túnel transatlântico de 5 mil km.


          A ideia de um túnel transatlântico vem inspirando visionários por mais de um século. Mas construir um túnel para levar passageiros através do atlântico apresentaria desafios de proporções inconcebíveis. “Existem vários fatores que tornam um projeto extremamente difícil, se não quase impossíveis. As limitadas janelas climáticas para a construção, as grandes distâncias que seriam atravessadas pra deslocar esses materiais e, é claro, o custo desse imenso projeto”. Difícil, perigoso e astronomicamente caro, mas, na mente de alguns visionários, totalmente viáveis. “Quando você começa a olhar para os problemas de forma sistemática, eles vão se render à pesquisa e ao desenvolvimento”. O primeiro passo seria traçar a rota mais prática. Como a construção de um túnel submerso pode custar cerca de 6 bilhões de dólares por km, diminuir as distâncias submarinas, parecem ser uma atraente solução.


            Um túnel transatlântico. Nada na terra pode se quer chegar perto de suas incríveis proporções. Tudo; desde as grandes pirâmides até a muralha da China seriam minúsculos em comparação a ele. E mesmo assim apesar de seu custo astronômico e seus desafios técnicos, visionários, como Frank Davidson, acreditam que um dia o túnel será uma realidade. “apesar de ser um problema muito difícil, o projeto não é de modo algum tão perigoso quanto voar ate a lua”. Se esse túnel for construído será uma das monarquias da engenharia mundial. O que nos esquecemos, é o quão longe já chegamos, coisas que são comuns hoje em dia eram consideradas inconcebíveis no passado. Parece ser nosso destino coletivo transformar as impossibilidades de hoje, nas realidades do mundo.