segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Maracanã da copa


O Maracanã, que já foi o maior do mundo, vai encolher mais um pouco com a reforma. A capacidade do estádio vai passar de 86.700 para 83.400 lugares para se adequar às exigências do Caderno de Encargos da Fifa.

A visibilidade do torcedor vai ser perfeita de todo o estádio. O acesso vai melhorar com a construção de saídas mais largas nas arquibancadas, quatro novas rampas e a reutilização das duas rampas monumentais, a do Bellini e da Uerj, atualmente desativadas. O número de banheiros e lanchonetes vai ser ampliado para atender com qualidade o público.

O projeto contempla todo o complexo esportivo, a passarela de acesso à Quinta da Boa Vista e de integração com metrô e ferrovia e de urbanização do entorno. A passarela de ligação entre o estádio e a Quinta da Boa Vista vai ser larga para permitir uma verdadeira integração entre os dois espaços.

A fachada do Maracanã, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vai voltar para a cor original, saindo do azul atual. Como estava previsto, o estádio também vai ganhar nova cobertura.

Durante a Copa do Mundo, o Estádio de Atletismo Célio de Barros vai abrigar instalações provisórias onde vai funcionar o Centro de Mídia. E o Parque Aquático Júlio Delamare vai ser usado como base para o Centro de Voluntariado.

Para atender às exigências da Fifa de criar pelo menos 14 mil vagas de estacionamento, o projeto vai utilizar locais em um raio de 1,5 quilômetro em volta do estádio. Serão mil vagas no próprio Maracanã, para usuários vips, e o restante na Quinta da Boa Vista, Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Colégio Militar e áreas do Exército.

A Tribuna da Imprensa vai ficar no alto da arquibancada, no lado Oeste, com capacidade para três mil lugares. Abaixo da Tribuna de Imprensa vai ficar a Tribuna de Honra e 88 camarotes de luxo, distribuídos em dois andares, com 50 metros quadrados cada um e capacidade para 30 pessoas. Os 96 camarotes atuais, no alto das arquibancadas, serão demolidos, melhorando a refrigeração natural do estádio.