Economia em lajes
As lajes alveolares são mais uma das tecnologias usadas para facilitar e diminuir o tempo de inúmeras construções. E sabemos que na construção civil, facilidade e tempo custam muito dinheiro.
São constituídos por pranchas de betão pré-esforçado de secção vazada, dispostas lado a lado com justaposição dos bordos laterais inferiores e deixando um espaço vazio acima destes, cujo preenchimento é realizado “in-situ” com betão para solidarização do conjunto. O seu funcionamento é comparável ao de uma laje monolítica com armadura resistente unidireccional
As pranchas são fabricadas por um sistema
automatizado sem moldes estáticos, com um dispositivo mecânico de
distribuição, moldagem lateral e compactação do betão, que se desloca
sobre uma plataforma de betão previamente oleada. A aplicação do
pré-esforço é realizada por meio de macacos hidráulicos sendo
transmitido às pranchas de uma forma gradual e simultânea, após o
período de tempo necessário para o betão apresentar a resistência
necessária para o efeito. A largura das pranchas é contante e de 1.20m e
podem ter uma altura que depende do fabricante (alguns apenas fazem até
30 cm de altura, na Pavinorte já vi com 45 cm).
As diferentes alturas da secção das pranchas e a
execução “in-situ” de uma camada complementar de betão armado sobre as
mesmas, abrem o leque das resistências da solução, mantendo a capacidade
auto-portante, isto é, dispensa qualquer tipo de escoramento para a
execução dos pavimentos.
Constituição
- Painéis ocos pré-esforçados por aderência com betão da classe 40/50 (B45)
Características
- Dimensionamento constante
- Vãos variáveis até 14m
- Resistência e estabilidade
- Acabamento final nas faces inferiores
Utilizações
- Edifícios industriais, comerciais e de serviços
- Edifícios escolares e hospitalares
- Parques de automóveis e garagens
- Pontões
Vantagens
- Grandes Vãos
- Autoportantes .(não necessitam escoramento)
- Rapidez de montagem
- Dispensa reboco nas.faces inferiores
- Eficaz isolamento térmico devido aos alvéolos
- Boa resistência/peso próprio elevada
- Preços finais competitivos
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