domingo, 1 de abril de 2012

Lajes Alveolares

Economia em lajes

















As lajes alveolares são mais uma das tecnologias usadas para facilitar e diminuir o tempo de inúmeras construções. E sabemos que na construção civil, facilidade e tempo custam muito dinheiro.
São constituídos por pranchas de betão pré-esforçado de secção vazada, dispostas lado a lado com justaposição dos bordos laterais inferiores e deixando um espaço vazio acima destes, cujo preenchimento é realizado “in-situ” com betão para solidarização do conjunto. O seu funcionamento é comparável ao de uma laje monolítica com armadura resistente unidireccional
As pranchas são fabricadas por um sistema automatizado sem moldes estáticos, com um dispositivo mecânico de distribuição, moldagem lateral e compactação do betão, que se desloca sobre uma plataforma de betão previamente oleada. A aplicação do pré-esforço é realizada por meio de macacos hidráulicos sendo transmitido às pranchas de uma forma gradual e simultânea, após o período de tempo necessário para o betão apresentar a resistência necessária para o efeito. A largura das pranchas é contante e de 1.20m e podem ter uma altura que depende do fabricante (alguns apenas fazem até 30 cm de altura, na Pavinorte já vi com 45 cm).
As diferentes alturas da secção das pranchas e a execução “in-situ” de uma camada complementar de betão armado sobre as mesmas, abrem o leque das resistências da solução, mantendo a capacidade auto-portante, isto é, dispensa qualquer tipo de escoramento para a execução dos pavimentos.



Constituição
  • Painéis ocos pré-esforçados por aderência com betão da classe 40/50 (B45)


 Características
  • Dimensionamento constante
  • Vãos variáveis até 14m
  • Resistência e estabilidade
  • Acabamento final nas faces inferiores


 Utilizações
  • Edifícios industriais, comerciais e de serviços
  • Edifícios escolares e hospitalares
  • Parques de automóveis e garagens
  • Pontões
  
 
Vantagens
  • Grandes Vãos
  • Autoportantes .(não necessitam escoramento)
  • Rapidez de montagem
  • Dispensa reboco nas.faces inferiores
  • Eficaz isolamento térmico devido aos alvéolos
  • Boa resistência/peso próprio elevada
  • Preços finais competitivos

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