segunda-feira, 19 de março de 2012

Bahrain World Trade Center

O Bahrain World Trade Center é um complexo comercial localizado na cidade de Manama, capital do Bahrain, nas proximidades do Golfo Pérsico.


O edifício é composto por duas torres simétricas projetadas em forma de vela, com uma altura de 240 metros, e 50 andares. As torres são ligadas através de três pontes e cada uma tem anexado a sua estrutura uma turbina eólica gigantesca com 29 metros de diâmetro movidas pela energia do vento. As turbinas geram cerca de 225 kW máximos com ventos entre 15 e 20 m/s. O objetivo é que a brisa do Golfo Pérsico gere energia capaz de reduzir o consumo de energia elétrica do prédio em até 15%. Isso representa cerca de 1,3 mil MWh por ano, suficientes para iluminar 300 casas populares e deixar e emitir 55 toneladas de carbono anuais.

A Atkins, responsável pelo projeto do BWTC projetou as torres de forma que o vento fosse afunilado para as turbinas, dando um perfil elíptico as torres, forma pouco comum para prédios desse porte.


Testes em túnel de vento mostraram que o desenho das torres acelerava o vento para as turbinas em até 30%, o que garante maior eficiência nos ganhos de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário