segunda-feira, 19 de março de 2012

Wood Frame e a construção sustentável

O Wood Frame é um sistema construtivo que faz parte do Sistema CES - Construção Energitérmica Sustentável.

A estrutura é composta por perfis de madeira que em conjunto com as placas estruturais LP OSB Home Plus formam painéis estruturais (diafragma) capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares (ventos) e de corte transmitir as cargas até a fundação.
As placas LP OSB Home contraventam a estrutura de paredes, coberturas, mezaninos, lajes secas, plataforma de pisos e forros. O LP OSB Home é tão prático e resistente que dispensa o uso de fitas e barras de resistência a esforços de ventos e abalos sísmicos. As placas LP OSB são leves, simples e rápidas de serem montadas.
Além disso, permitem a aplicação de diversos acabamentos como: LP Siding Vinílico,SmartSide Lap (siding de madeira), revestimento argamassado (estuco), placa cimentícia e siding cimentício.
Outra alternativa de contraventamento são os painéis LP SmartSide Panel e Panel H. O grande diferencial destes painéis é que apresentam tripla função: contraventam, vedam e revestem a estrutura com um único painel.
Wood Frame: São perfis leves de madeira de reflorestamento, como pinus. A madeira a ser utilizada deve ser seca, reta, livre de grandes nós e receber tratamento preservativo ao ataque de insetos xilófagos. Segundo normas internacionais, a retenção mínima de preservativo deve ser de 4 kg de IA/m3 (I.A = Ingrediente Ativo)
Confira o passo a passo:
1) Fundação
O Wood frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Por sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais utilizados são radier e sapata corrida.
2) Estrutura
Com o esqueleto estrutural montado é aplicado o LP OSB Home, placa estrutural que contraventa e veda a estrutura de paredes entrepisos e telhados.

Outra opção de contraventamento são os painéis LP SmartSide Panel (ranhura vertical) e Panel H (ranhura horizontal).
3) Paredes
Revestimento externo
Sobre o LP OSB Home é aplicada a LP Membrana, que garante a estanqueidade e a adequada ventilação das paredes, permitindo a saída da umidade interna das paredes e protegendo-as contra a umidade externa. O Wood Frame permite a aplicação de diversos revestimentos externos como LP Siding Vinílico, LP SmartSide Lap, revestimento argamassado, placa cimentícia, revestimento cerâmico e outros.
Caso sejam utilizados os painéis LP SmartSide Panel e Panel H a LP Membrana é aplicada diretamente sobre o esqueleto estrutural, ou seja, sob os painéis.
Revestimento interno
O fechamento interno é realizado com chapas de Drywall, que proporcionam uma superfície lisa e pronta para receber acabamento.

Para paredes que receberão armários ou peças suspensas, recomenda-se o uso doLP OSB Home como reforço em paredes de Drywall. Esta aplicação tem como vantagem a liberdade do usuário aplicar armários ou peças suspensas em qualquer ponto da parede, sem a necessidade de prever o mapeamento dos reforços.
4) Laje seca e mista
O LP OSB Home é a melhor opção para execução de lajes, plataformas de pisos e mezaninos e deve ser instalado sobre um vigamento metálico ou LP Viga I, projetada para suportar grandes cargas e vencer maiores vãos livres, resultando em uma estrutura leve e de alta resistência.

No Wood Frame a laje pode ser do tipo seca ou mista:
Laje seca: executada com a aplicação do LP OSB Home diretamente sobre o vigamento de madeira ou LP Viga I, garantindo a resistência e permitindo a aplicação de diversos revestimentos como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas entre outros.
Laje mista: a diferença entre a laje seca e a laje mista é que na laje mista é colocado um contrapiso de 3 a 4 cm de argamassa sobre o LP OSB Home, reforçado com fibras de aço ou fibras de Polipropileno. Sobre as fibras é possível aplicar diversos revestimentos, tais como: como carpet, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas, cerâmica, porcelanato, entre outros.

5) Instalações elétricas e hidráulicas
Podem ser idênticas às que são utilizadas na construção convencional. A vantagem é que no Sistema Wood Frame as paredes funcionam como shafts visíveis, facilitando a execução e manutenção das instalações.

6) Isolamentos
O Wood Frame apresenta um ótimo conforto térmico e acústico. Além disso, permite a utilização de diversos tipos de isolamento que podem ser instalados nas paredes internas e externas, forro e telhados de acordo com a necessidade do projeto.

7) Esquadrias
As instalações de portas e janelas no Wood Frame podem ser executadas de maneira similar ao Sistema Convencional, com espuma de poliuretano ou com parafusos.

8) Coberturas e telhados
As placas LP OSB Home são uma excelente opção para compor substratos de telhados e coberturas. As placas em conjunto com os perfis asseguram a resistência à ação de ventos e melhoram o conforto térmico e acústico das edificações. Em projetos nos quais é necessário um melhor desempenho térmico, deve-se utilizar oLP TechShield, painel OSB revestido com foil de alumínio, que reflete até 97% da radiação solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário