sábado, 17 de março de 2012

Enchente? Seus problemas acabaram...


Diria um ditado antigo, da época dos nossos avós: “a necessidade faz o sapo pular”. A frase parece simples, mas explica a busca de cientistas, arquitetos e engenheiros por novas soluções para o planeta. Em tempos de aquecimento global, nada pode ser descartado.
Recentemente, um grupo de pesquisadores holandeses criou “casas anfíbias”, capazes de flutuar em enchentes, na pequena cidade de Maasbommel, a 100 km de Amsterdã.
 

A Holanda é um dos países que mais sofrem com  problemas relacionados às inundações, já que 26% de seu território está abaixo do nível do mar. Por isso, as casas possuem fundações especiais, que permitem a flutuação em épocas de cheias – cada uma é capaz de suportar até 5,5 metros de elevação das águas. A madeira utilizada possui leveza suficiente para fazer a estrutura boiar.
As construções foram erguidas a partir de um material conhecido como EPS (poliestireno expandido), espécie de plástico também usado em embalagens. Cada casa custa, aproximadamente, 400 mil euros.


O Governo britânico curtiu a ideia e em 2012 autorizou a construção de uma casa anfíbia para teste, projetada para ser imune a inundações.
Casa anfíbia de madeira à prova de enchentesA casa é  apoiada em fundações fixas, mas, em caso de uma inundação, a construção inteira se erguerá e flutuará sobre a água.
Segundo os arquitetos do escritório Baca, responsável pelo projeto, a casa ficará apoiada entre quatro postes verticais permanentes, responsáveis também por manter a casa no lugar, evitando que ela saia flutuando durante a enchente.
A casa será feita de madeira leve, com isolamento total da parte habitável, para impedir qualquer risco de que a água entre.
O jardim funcionará como um sistema de alerta, com plataformas posicionadas em diferentes níveis, projetadas para inundar gradualmente e, assim, chamar a atenção dos moradores antes que a água chegue a um nível ameaçador.



2 comentários:

  1. Se o governo brasileiro passasse a investir em um sistema como esse, muitas tragédias que ainda ocorrem em todo o país, seriam evitadas.

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente amei essa materia e esse projeto parabens

    ResponderExcluir