quinta-feira, 15 de março de 2012

O Japão e a incrível Engenharia Anti-Sísmica



O terremoto e o tsunami, ocorridos em 11 de março no Japão, provocaram danos avaliados em R$ 333 bilhões. O valor corresponde à destruição da infraestrutura, casas e imóveis comerciais do nordeste do Japão, devastado por um terremoto de magnitude 9 e um tsunami que deixaram 23 mil mortos ou desaparecidos. 
 
Acreditem ou não, poderia ter sido muito pior...


Graças ao  código de construção, um dos melhores do planeta, que, ressaltando a importância do “smart design” e de medidas preventivas, pode ter salvo milhões de vidas.
Sendo considerado o país melhor preparado para um terremoto, ao longo dos anos o Japão tem investido bilhões de dólares desenvolvendo novas tecnologias que ajudem seus cidadãos e infraestruturas contra abalos e tsunamis.
As altas tecnologias de engenharia civil desenvolvidas há anos pelos japoneses para minimizar os prejuízos e mortes causados pelos desastres naturais são os motivos pelos quais muitos prédios continuam de pé no Japão, que é considerado o país melhor preparado para um terremoto. Os prédios são concebidos como um elemento dinâmico, já que estarão sempre sujeito a movimentos em qualquer direção.

Nos prédios são instalados amortecedores eletrônicos, que podem ser controlados à distância. Em prédios mais simples são usados amortecedores de molas que funcionam de um jeito parecido à suspensão de veículos. Os engenheiros também colocam um material especial para amortecer as junções entre as colunas, a laje e as estruturas de aço que compõe cada andar. Esse material ajuda a dissipar a energia quando a estrutura se movimenta em direções opostas, assim o prédio não esmaga os andares intermediários. 



 Todos os andares possuem, além de paredes de concreto, uma estrutura de aço interna, que ajuda a suportar o peso do prédio.Esses amortecedores absorvem grande parte do impacto provocado pelos tremores. Assim probabilidade do edifício sofrer rachaduras ou abalos estruturais diminui.




O vídeo mostra como os prédios são feitos para balançar, impedindo que caiam por causa do terremoto:


Embora os danos causados por terremotos e tsunamis ainda continuem ocorrendo de maneira assustadora, há aqueles que se preocupam em desenvolver e otimizar o modo de construir para que, num futuro próximo,  superar desastres naturais e oferecer aos moradores de áreas afetadas como o Japão uma possível estabilidade construtiva.

7 comentários:

  1. Um país que já passou por tantas crises com terremotos, vem a cada ano
    apresentando tecnologias para construir com qualidade e segurança.

    ResponderExcluir
  2. além dessa tecnologia de amortecedores nas paredes há também o sistema de contra peso inercial que funciona com um pêndulo instalado na parte mais alta da edificação e faz com que o prédio movimente-se de forma contrária ao terremoto fazendo com que ele fique pelos menos 40% mais estável, nesse sistema as janelas de vidro também tem uma atenção especial,elas recebem uma camada de borracha ao invés de ficarem em contato direto com as esquadrias de aço. com isso enquanto o prédio sacode o vidro também se movimenta, mas de maneira controlada.

    ResponderExcluir
  3. O Japão possui o melhor sistema de prevenção contra desastres naturais. A tecnologia construtiva anti-terremotos nesse país é extremamente avançada, sendo assim, o número de mortes sempre é menor do que se o desastre ocorresse em outro local. O Japão é um país admirável, tanto pela qualidade de sua educação, quanto pela persistëncia e vontade que eles tem em superar obstáculos e se desenvolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, os japoneses são um exemplo de superação.

      Excluir
  4. É incrível a tecnologia japonesa na construção civil no que diz respeito à Engenharia Anti-Sísmica! Parabéns aos idealizadores do blog!

    ResponderExcluir
  5. valeu cara...essa daí deu trabalho, tava aprendendo a usar ainda kkk

    ResponderExcluir