© Chris Pritchard / iStockphoto Quando foi inaugurada, em 1883, a ponte do Brooklyn era o vão mais longo do mundo |
No final do século19, pontes que quebravam recordes pareciam surgir rápidas e furiosas. A ponte do Brooklyn, em Nova York, completada em 1883, era a ponte de vão central mais longo do mundo - até que engenheiros escoceses completaram a ponte Firth of Forth sete anos depois.
O novo século trouxe pontes mais compridas e mais impressionantes. Em 1937, a Golden Gate esticou seus 2.737 metros sobre as águas traiçoeiras da Baía de San Francisco.
Hoje, os engenheiros continuam a testar os limites da ciência e da imaginação. Eles experimentam materiais, projetos e métodos de construção inovadores. Seus produtos acabados movem carros e trens. Eles também mudam a alma das pessoas. O que segue é uma pesquisa sobre algumas das pontes mais espetaculares da era moderna. Nós nos limitamos a apenas 10 pontes, mas não a uma região específica do mundo.
1- Ponte da Baía de Hangzhou
Os chineses não são novos na construção de pontes. A ponte Anlan, ponte suspensa construída pela primeira vez em 300 a.c. usando cabos de bambu, ainda transporta pedestres pelos 305 metros que separam uma margem da outra do rio Min [ fonte: Nova]. Mais de 1.700 anos depois, na Província de Jiangsu, os engenheiros chineses completaram um projeto que inclui uma poste suspensa de 1.490 metros de extensão, e uma ponte estaiada de 758 metros. Conhecida como ponte Runyang, foi a ponte mais longa do país por um tempo.Governo da China Com 36 km, a ponte da Baía de Hangzhou é a mais longa do mundo, entendendo-se de um lado a outro do rio Qiantang |
2 - Ponte de Bósforo
O Estreito de Bósforo, também conhecido como Estreito de Istambul, conecta o Mar Negro e o Mar de Mármara. Ele também separa a Ásia da Europa. Como tal, ele possui grande valor estratégico durante tempos de guerra e paz. Embora as tentativas de ligar com uma ponte a estreita faixa de água datem do Império Persa, a estrutura mais impressionante não foi inaugurada até 1973. Foi quando os engenheiros completaram a ponte de Bósforo, uma grande ponte suspensa de 1,51 km que se manteve como a única ponte no mundo ligando dois continentes até a ponte Fatih Sultan Mehmed suspender sua rodovia sobre o estreito cerca de 15 anos depois.© Serdar Yagci / iStockphoto A ponte de Bósforo, no estreito de Istambul, liga a Europa à Ásia |
Dia ou noite, a ponte de Bósforo carrega o tráfego entre os dois continentes em uma pista com oito faixas de rolamento. Cada direção tem três faixas para veículos, mais uma de emergência e outra para pedestres. Os pedestres podiam acessar a ponte até 1977, quando foram proibidos pelas autoridades por questão de segurança. Em maio de 2005, essa regra foi suspensa temporariamente quando Venus Williams e Ipek Senoglu jogaram uma partida de tênis na ponte para promover a inauguração da Copa de Istambul, na Turquia. Fãs se reuniram nas duas pistas da ponte para assistir a troca de voleios dos jogadores da Ásia para a Europa e vice-versa.
3 - Ponte Gateshead Millennium
Em uma ponte basculante, um ou dois pedaços do deck da ponte, conhecidos como folhas, oscilam para cima para oferecer passagem para o tráfego de barcos sob ela. Elas abrem rápida e eficazmente, mas não são as peças mais elegantes da arquitetura. Esse era o desafio que os engenheiros tinham pela frente quando autoridades de Gateshead, na Inglaterra, anunciaram um concurso em 1996 para projetar uma ponte para ciclistas e pedestres inovadora sobre o rio Tyne. A nova estrutura tinha de permitir que os navios passassem sob a ponte sem bloquear a vista para as outras pontes das redondezas ou interferir nas atividades culturais que acontecem dos dois lados do rio.© Gateshead Council A Gateshead Millenium, na Inglaterra, usa um inovador sistema de inclinação para deixar passar navios, pedestres e ciclistas |
Quando a ponte de 126 m de extensão foi inaugurada, em 2000, 36 mil pessoas ficaram alinhadas nas margens do Tyne para assistir à inclinação inaugural. E em 2007, seu retrato apareceu na nova moeda de 1 libra cunhada pelo tesouro real.
4 - Viaduto Millau
© John Woodworth / iStockphoto O Viaduto Millau é a ponte veicular mais alta do mundo; ela atravessa o Vale Tarn, na França; proporcionando uma das imagens áereas mais impressionantes do planeta |
Na verdade, o ponto mais alto dessa ponte estaiada é 19 metros mais alto que a Torre Eiffel e só um pouco mais baixo que o Empire State Building (com 381 metros de altura). Um carro viajando sobre o vão central da Millau está, na verdade, suspenso 271 metros acima do vale. Motoristas que superarem seu medo de altura podem economizar 100 km e 4 horas de uma longa viagem de Clermont-Ferrand para destinos populares ao longo do Mar Mediterrâneo. A ponte também reduz a poluição ao aliviar os congestionamentos que costumavam ocorrer enquanto os carros formavam filas para atravessar uma ponte muito mais velha e pequena em Millau.
5 - Ponte Octavio Frias de Oliveira
© Celso Diniz / iStockphoto As duas pistas em X da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo, são suspensas por 144 cabos |
Motoristas cruzando a ponte à noite podem apreciar um show espetacular de luzes LED. O sistema de iluminação permite que os administradores da ponte iluminem a torre em forma de X com cores diferentes para datas comemorativas ou eventos especiais, Mas não se trata apenas de efeitos especiais. Uma série de bulbos de 140 watts iluminam as rodovias para garantir a segurança dos motoristas.
6 - Ponte St. Anthony Falls
Em agosto de 2007, a armação do deck de aço de uma ponte que carregava motoristas para fora e para dentro de Mineápolis caiu no rio Mississipi, durante a hora do rush do final do dia. Uma investigação revelou que as 16 placas de junção que conectavam as vigas de ferro do vão central às colunas de sustentação eram muito finas para funcionar adequadamente. Como resultado, elas se quebraram e provocaram o colapso da ponte. Em poucas horas, as autoridades prometeram reconstruir a ponte, e para restaurar a confiança pública, incorporar uma variedade de recursos de segurança avançados. O resultado foi a ponte St. Anthony Falls, inaugurada em setembro de 2008.Departamento de Transportes dos EUA A ponte St. Anthony Falls é feita de concreto de alta performance e tem sensores embutidos que indicam quaisquer alterações estruturais |
7 - Ponte DeNeveu Creek
Concreto, uma combinação dura e porosa de cimento, areia, massa e cascalho, forma a fundação da maioria das pontes. Ele aguenta bem forças de compressão (aquelas que empurram para baixo sob certos ângulos), mas não tão bem forças de tensão/tração (aquelas que agem ao longo do comprimento do material para despedaçá-lo). Engenheiros usam barras de aço, também conhecidas como barras de reforço, para aumentar a resistência à tração do concreto.Departamento de Transportes dos EUA A ponte DeNeveu Creek foi construída com matrizes de reforço plásticas reforçadas |
O primeiro teste no mundo real desse novo concreto melhorado é a ponte DeNeveu Creek, um vão de 40 metros ao longo da Rodovia 151, em Fond du Lac, Wisconsin. Dirigindo sobre a ponte você jamais perceberia qualquer coisa especial escondida dentro da seção oca indescritível. Mas o ganho real será futuro. O deck da ponte dura pelo menos 75 anos, enquanto os decks das pontes tradicionais duram entre 30 e 40 anos antes que precisem ser substituídos. Isso quer dizer que a ponte DeNeveu Creek, completada em maio de 2005, pode não precisar de manutenção significativa antes de 2080.
8 - Ponte Oresund
Creative Commons Ponte Oresund é um milagre da engenharia moderna; carrega trens e carros sob e sobre o estreito de Oresund, entre a Dinamarca e a Suécia |
Coletivamente, a Oresund Fixed Link é um milagre da engenharia moderna. Ela é a mais longa ponte estaiada do mundo para carros e trens. Suas torres têm 204 metros de altura e fornecem visibilidade de navegaçãp de 57 metros sob o vão principal. A ponte tem dois níveis, com os trilhos do trem correndo ao longo do deck mais baixo e a rodovia, no deck superior.
9 - Ponte Akashi Kaikyo
O Japão é o sonho e o pesadelo na construção de pontes. Formado por 4 ilhas principais e 4.000 ilhas menores, o Japão é um verdadeiro filão de opções e oportunidades para pontes de travessia. Infelizmente, o Japão está localizado no Anel de Fogo, uma área onde um grande número de furacões e erupções vulcânicas ocorrem. Isso torna a construção de grandes estruturas um desafio supremo de engenharia. Com a ponte Akashi Kaikyo, os engenheiros japoneses estavam preparados para o desafio.Governo do Japão Ponte Akashi Kaykio, a mais longa ponte suspensa do mundo |
10 - Ponte-Túnel da Baía de Chesapeake
Duas pontes se estendem pela Baía de Chesapeake, um longo estuário prensado entre os Estados de Virgínia e Maryland, nos EUA. A primeira é a Ponte da Baía de Chesapeake, uma ponte de vão duplo com 6,97 km de extensão que conecta as costas leste e oeste de Maryland. Embora essa ponte ofereça um coleção interessante de designs em uma única estrutura - viga em balanço, arco e suspensão -, ela é eclipsada um pouco por sua prima localizada alguns km ao sul. O nome oficial dessa segunda ponte é Ponte-Túnel Lucius J. Kellam Jr., mais comumente conhecida como Ponte-Túnel da Baía de Chesapeake.© Joe Brandt / iStockphoto Os dois vãos da ponte da Baía de Cheasapeak, um complexo de túnel, ferrovia e rodovia |
Quando o complexo ponte-túnel original (o lado que leva para o norte) abriu, em 1965, ganhou da Sociedade Americana de Engenheiros Civis o prêmio por "Realização Notável em Engenharia". Ela também foi chamada de uma das "Sete Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno" em 1965. Trinta anos depois, os engenheiros começaram a construção de um segundo link (o lado que leva para o sul), que foi aberto para o tráfego em 1999.
A ponte de Nanpu, Xangai, na China, também é uma maravilha da engenharia moderna, com formato espiralado, capaz de receber cinco milhões de carros. Vale a pena conferir.
ResponderExcluirImpressionante a ponte do Japão. Um terremoto de 7,2 graus é algo destruidor, a ponte ter ficado em pé mesmo com o tremor mostra como o país é desenvolvido e prevenido para esse tipo de situação.
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